A importância da manutenção e atualização dos sites

A importância da manutenção e atualização dos sites

Colocar um site no ar, uma vez definido o escopo, é relativamente fácil e rápido. Porém, depois disso, o que acontece normalmente é que se esquece da manutenção e atualização.

Da mesma forma que um veículo ou outro equipamento, a atualização do site é um aspecto fundamental para garantir o melhor retorno do investimento ou mesmo manchar a imagem da empresa.

A segurança é um dos pontos principais quando falamos de atualização / manutenção. Normalmente é para manter as coisas seguras que as atualizações são feitas com mais frequência.

Também não deve fazer parte do “core” da empresa manter o seu próprio site. As atualizações podem eventualmente “quebrar” alguma coisa do site, fazer outras coisas pararem de funcionar.

Então não é simplesmente só clicar e atualizar ali na área administrativa do site. Temos recursos, áreas de testes, depende de cada caso.

Ainda, sabemos de antemão quando algumas atualizações não devem ser feitas, afinal, mantemos dezenas de sites funcionando.

Outro aspecto importante é a velocidade, alguma atualização vem eventualmente melhorar este aspecto fundamental de experiência do usuário (e rankeamento de mecanismos de busca) que é a percepção de como o site carrega.

Outras privilegiam melhores pontos de indexação do site, ou outros aspectos que nem sempre aparecem como as páginas AMP, e isso está sempre sendo atualizado e otimizado, e o Google sempre grita quando tem algo errado. Normalmente nenhum cliente vê isso pois são mensagens administrativas que o Google nos envia, e que temos que ajustar para manter as coisas em ordem.

Ainda, atualizações e correções mantém a saúde do seu site, que está associado diretamente à sua marca. Ninguém quer ver o site com coisas quebradas, links que não funcionam, e performance abaixo do esperado, não é desta forma que vamos encantar o cliente lá na outra ponta.

Ainda que ninguém perceba, eventualmente servidor onde o site está hospedado também precisa das suas atualizações, isso é feito fora de horário, quando ninguém está vendo.

Da mesma forma o banco de dados precisa de otimizações constantes, e isso a gente também faz para você!

E quanto ao conteúdo, a otimização de imagens em tempo real, a CDN, e até o cache eventualmente precisa de atualização e configurações adicionais para ficar com a melhor performance.

Ainda, o backup externo, as integrações com ferramentas externas como email marketing, CRM e redes sociais, fazem parte do processo de manutenção.

Então relembrando, atualização e manutenção não é um custo mensal, é um investimento de longo prazo necessário.

Deixe então que a gente cuida disso para você, foque o principal, gerar conteúdo relevante para sua audiência e vender mais, da parte chata a gente cuida.

Tem alguma dúvida sobre isso? A importância da manutenção e atualização dos sites é um aspecto fundamental do nosso serviço.

Entra em contato ali e a gente esclarece!