As incertezas e as possibilidades

As incertezas e as possibilidades

Muito tenho lido e estudado nesses últimos 60 dias, talvez mais do que nos 12 meses anteriores, ainda que tenha muitas incertezas e ao mesmo tempo visualize muitas possibilidades.

Na série de webinars da StartSe (que vão entrar a partir de hoje na segunda etapa), tive muitas boas surpresas, muita gente boa compartilhando conhecimento e me oportunizando insights interessantes que utilizarei tanto aqui na Dupla como para meus clientes e futuros clientes.

Embora compreenda que todos nós estamos num momento de muitas incertezas com o que virá, eu acho que estamos no topo da parte ruim dos acontecimentos com o Coronavírus, daqui para frente teremos a retomada – assim espero –  da nossa saúde e de nossa economia.

Importante lembrar do que ocorreu na China

Logo após a primeira onda, onde tudo estava parado, e em seguida as medidas foram afrouxadas, ocorreu um fenômeno interessante que foi chamado de “consumo de vingança”, que explicou em parte o consumo recorde de diversos tipos de produtos e serviços imediatamente da liberação da quarentena.

Isso em parte nos leva a acreditar que possa ocorrer de maneira semelhante por aqui, então é preciso que fiquemos preparados para essa retomada, sem mais surpresas, com nossos fornecedores e nossa cadeia de suprimentos.

Entenda que ficar retraído pode custar ficar fora dessa primeira retomada que está para chegar em breve, então lápis e papel na mão e comece a planejar como você vai fazer.

Do nosso lado pode contar como sempre com nosso apoio.

Mas lembre-se que estamos todos passando por isso, sair metralhando a audiência só com ofertas o tempo todo vai maltratar a base a demonstrar mais desespero do que outra coisa, então faça devagar e cuidando da linguagem.

Mas parece tão difícil

Como sempre foi no Brasil, desde que me conheço por gente e empreendedor tem sido assim, essa crise não é diferente das dezenas que passamos anteriormente.

É o momento para reestruturar, ajustar os processos, colocar realmente a operação de e-commerce para funcionar, ajustar as vendas, integrar os sistemas e retomar os projetos.

A transformação digital é a mudança mais importante de todas, e você se não estiver ainda totalmente transformado tem que aproveitar o momento.

Observe o que está acontecendo nas escolas, muitas delas despreparadas, professores esforçados mas não totalmente envolvidos nos processos e ferramentas de educação à distância, estão tendo que se reinventar à força.

Assim como empresas que tinham um e-commerce como canal secundário não tiveram tanto sucesso pois o processo já estava com problemas, seguiu com problemas apenas numa escala maior.

O que deve ser feito agora é pensar ineditamente no que precisa ser feito e ajustado para permanecer no negócio pelos próximos anos, e tenha certeza que isso vai necessitar mudanças profundas no seu negócio, na sua gestão e em como você se relaciona com seus clientes.

Não existe nada que seja impossível

Depois que corri a primeira maratona solo em 2013 nada parece ser impossível. Se eu consegui você consegue fazer, qualquer coisa.

Vamos trabalhar mais, na verdade eu tenho trabalhado mais neste período, bem mais, ajustei minha estação tanto no escritório quanto em casa.

Vamos tirar o pó do plano de ações para 2020 e 2021, reduzir o prazo e o escopo e começar a planejar e medir os resultados semana à semana.

  • O que eu posso mudar?
  • O que pode ser melhorado?
  • Existe margem para inovação?
  • Como está minha presença digital?
  • Como estou me relacionando com meus clientes?

Não existe solução mágica e não vamos apostar em apenas uma solução. Vamos com cuidado mas vamos fazendo, passo a passo, dia a dia. Vamos aumentar a velocidade e ter mais agilidade nas mudanças.

Busque melhorar o negócio e faça alguma coisa pelos outros, socialmente falando o que você tem feito pela sua comunidade mais próxima? Só gerar empregos não é a resposta. Faça algo mais pelo próximo.

E lembre-se que é nos momentos de crise que os melhores talentos afloram, valorize sua equipe e permita o crescimento interno da sua empresa. E falando nisso, não demita na medida do possível, corte na carne mas mantenha os empregos o máximo que puder.

Utilize a tecnologia a seu favor, como sua aliada, buscando melhorar processos e relacionamentos, internos e externos.

E para finalizar

Se eu estou ansioso? É praticamente meu segundo nome!

Se eu tenho todas as respostas? Absolutamente não!

Se eu quero que isso passe logo? É tudo o que eu quero neste momento.

Espero te ver logo!

Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM