Como gerenciar erros 404 e redirecionamentos 301 no WordPress

erros e redirecionamentos

Não vejo muita gente falando sobre gerenciar erros 404 e redirecionamentos 301 no WordPress. Vamos lá, algumas maneiras de verificar se as coisas estão em ordem no seu site ou blog é verificar de tempos em tempos existe algum tipo de erro 404 (404 error), ou seja, que o endereço em questão (link) não foi encontrado no servidor de destino.

Isso pode acontecer por diversos motivos, pode ser um problema temporário, um arquivo que foi apagado ou movido de lugar, ou alguma coisa que tenha sido alterada na estrutura de páginas/URL do seu site ou blog, normalmente. Se for alguma coisa que você apagou indevidamente é só colocar no devido lugar e tudo voltará a funcionar.

Porém se o erro for permanente, existe então um redirecionamento que é feito, redirecionamento 301 (redirect 301), é importante sinalizar para os mecanismos de busca que o local foi alterado permanentemente, em outras palavras, você informa que o endereço A agora está localizado no endereço B.

Isso ocorre pelos motivos citados anteriormente ou mais facilmente em caso de mudança de domínios e de estrutura. Esse tipo de redirecionamento não penaliza você junto aos mecanismos de busca por exemplo, e ainda permite que sejam atualizadas as referências aos seus arquivos.

Os plugins que cito no vídeo já utilizei em algum momento. É sempre importante utilizar (e criar uma situação de erro para testar), do que ser avisado pelo Google Search Console (antigo Google Webmasters Tools), as vezes já penalizado! Confira aí, logo depois os links.

Links para os plugins

E para fechar se tiver algo a acrescentar, comente aí, obrigado!