Eu sempre tiro conclusões baseado nas minhas próprias experiências. A maior parte das empresas não coloca o telefone e nem o endereço facilmente encontráveis em locais importantes do seu web site.
Não seja uma delas, mas não é somente endereço e telefone os principais elementos que devem constar na capa do seu web site.
É claro que não existem regras, existe bom senso e também conhecer o seu público.
Elementos importantes
- Melhor que um slider com uma imagem gigante é uma imagem destaque apenas com uma frase principal, o destaque textual em letras grandes, fáceis de ler, sobre do que o site trata, o que você faz ou seu principal produto, seja direto;
- Uma frase secundária com um detalhamento da frase principal;
- O CTA – call to action principal, que pode ser um botão, faça o usuário clicar e leve ele onde tiver que levar;
- Imagens de apoio ou vídeos, seguidos de textos explicativos;
- Benefícios dos seus produtos e serviços, em bullets ou com ícones;
- Conteúdos como posts atualizados do blog, vídeos publicados;
- Uma “prova social”, depoimentos, estudos de caso, lista de clientes / logotipos;
- Navegação é fundamental, nem preciso falar do menu certo? Se precisar tenha um menu principal e um secundário;
- Uma caixa de busca ajuda, links para conteúdos mais acessados ou principais também;
- Ofereça algo em troca do e-mail. Colete, não deixe ele ir embora sem antes pegar alguma informação de contato. Ofereça o envio de email marketing especializado, um freebie ou algum e-book;
- CTA secundário é recomendado, mais para o meio/final da página;
- Funcionalidades dos seus produtos / serviços;
- Recursos como suporte, FAQ, dicas;
- Indicadores de sucessos, contagens, totalizadores, ajudam a causar uma boa impressão;
- Telefone;
- Chat;
- E-mail;
- Página de contato;
- Horário de funcionamento;
- Endereço físico se existir;
- Opt-in de email marketing;
- Links para perfis de redes sociais;
- Link para páginas de notas legais e termos de uso do seu web site;
Basicamente isso ajuda na sua missão e melhora a percepção do usuário enquanto ele decide ou não se vai navegar alguns níveis conteúdo adentro.
Elementos do layout
- Distribuir o conteúdo de maneira adequada ajuda;
- Escolha fontes adequadas;
- Mantenha sempre alto contraste entre o texto e a cor de fundo do site;
- Se tem texto ele deve ser lido facilmente, deixe as fontes no tamanho adequado e FÁCIL de serem lidas;
- Cuidado com um scroll da página muito longo;
- Faça a página carregar rápido, performance é tudo;
Basicamente em linhas gerais é isso. É claro que estou sendo muito genérico aqui, cada caso é um caso, mas o que importa é a percepção do usuário no outro lado!