Gerenciando links no WordPress

gerenciando-links-no-wordpress

Selecionei alguns plugins muito úteis para tratamento e gerenciamento de links no WordPress. Cada um com suas particularidades, vamos à lista!

WP Cloaker

WP Cloaker

Você que utiliza links de terceiros, redirecionamentos, quer saber quantos clicks ocorreram no link, fazer uma estrutura de permalinks customizada, este pode ser o seu plugin.

Amber

amber

O Amber é bem interessante, cuida de um aspecto até negligenciado dos links que colocamos em nossos posts e páginas, ele guarda uma cópia, um snapshot, e a exibe se o link destino estiver inacessível. Muito útil. Ainda tem alguns aspectos para melhorar, mas está cada vez melhor. As cópias são armazenadas localmente ou então no The Internet Archive, no Perma.cc (outra iniciativa fantástica) e na S3 da Amazon.

O projeto foi feito pelo Berkman Center for Internet & Society, de acordo com as especificações de Tim Berners-Lee and Jonathan Zittrain.

Broken Link Checker

broken-link-checker

Quem nunca deixou alguma coisa quebrada que levante a mão. Ninguém? Pois bem, eu deixo as vezes, mas comecei a utilizar o Broken Link Checker e ele varre os meus blogs e me notifica caso encontre alguma anomalia nos links disponíveis em posts, páginas, comentários e custom fields.

Linker

linker

Ele cuida dos links que remetemos para fora, ou outbound links, criando uma URL limpa e elegante, cuida dos redirecionamentos, trata links de afiliados e de outras tarefas referentes a links de maneira simplificada.

Pretty Link Lite

pretty-link-lite

Da mesma forma que o Linker cuida dos aspectos de links de saída, redirecionamentos e etc. Tem também uma versão paga mais poderosa.

WP Link to this post

wp-link-to-this-post

Este é uma simples inserção de código ao final do post, onde visitantes poderão copiar o link do post em exibição a fim de facilitar que compartilhem seu link da postagem.

Photo credit: Aarthi / CC BY-NC-ND