Melhorando a busca padrão do WordPress

A busca padrão do WordPress é um pouco limitada. Testei durante algum tempo diversos plugins, e entre problemas como danificar o htaccess, excesso de requisições no banco de dados e aumento excessivo no consumo de CPU do servidor hospedeiro, também tive algumas boas surpresas, poucas é verdade, mas boas!

Relevanssi – A better search

relevanssi

Ele substitui a busca padrão com uma busca parcial que ordena os resultados por relevância, também indexa comentários e conteúdos de shortcodes. Tem uma versão paga mais completa, porem a gratuita deverá servir para a maioria dos casos. Lembro que os resultados são ordenados por relevância, não por data! Aceita busca por operadores, por frases entre aspas, e ainda marca os termos de busca nas páginas de resultados. As buscas também abrangem tags, categorias e campos personalizados.

Better Search

better-search

Substitui a busca por um modelo mais sofisticado, que fornece resultados relevantes dos títulos e e do conteúdo dos posts. Tem diversas opções de personalização/configuração e normalmente se adapta aos templates onde é utilizada. Tem uma funcionalidade interessante para ser colocada num widget com as buscas mais realizadas. Também outra funcionalidade interessante é a possibilidade de atualizar a lista de stopwords que serão filtradas nas buscas.

Outros plugins que você deve considerar

De qualquer forma a velha dica é importante, teste antes na sua área de testes, se puder verifique o consumo de recursos para não ser penalizado pelo seu fornecedor de hospedagem ou colocar seu servidor em uma situação de consumo excessivo de recursos!

Photo credit: clement127 via Foter.com / CC BY-NC-ND