Planejando o seu novo web site

Planejando o seu novo web site

Nem é preciso falar que o site é um dos pilares da sua empresa. Então quando estiver na situação de reconstrução, pensando e planejando o seu novo web site, fique atento às dicas!

Já existe um site?

Pergunta esquisita, afinal estamos planejando um novo… Sim, caso o seu seja o primeiro, algumas etapas são simplificadas.

Senão, sendo realmente uma nova versão fique atento, primeiro defina os objetivos do novo site. Defina quais itens você não tinha anteriormente e deseja ter agora.

Converse com os departamentos – se for o caso – e dependendo do tamanho da sua empresa, pergunte aos maiores interessados, os clientes, o que eles não têm hoje que gostariam que ficasse disponível no site.

Não precisa conversar com todos, converse com alguns clientes chave.

Vamos reformular tudo

É importante que você mantenha algumas referências do site anterior, principalmente para não causar uma ruptura muito grande na experiência dos usuários.

Mantenha menus, acesso à produtos e serviços, informações de contato, mais ou menos como tinha anteriormente, ou adicionalmente aos locais novos se quiser realmente mudar muito, mesmo que durante um período apenas.

Lembre-se que alterar muito a fundo pode além de espantar, demandar mais atendimentos pelos seus canais, sobrecarregando o mesmo.

Mas faça as perguntas, como está o SEO? O feed RSS? O sitemap? A pesquisa no site? Os formulários? Que pontos estão funcionando, quais precisamos melhorar? E como vamos migrar os dados que precisam permanecer?

E o conteúdo?

Tudo que está lá deveria realmente estar disponível no novo site? Alguém fez essa avaliação? Quem anda olhando o Analytics?

Os departamentos estão envolvidos diretamente nessa mudança? E os clientes? O blog tem dado resultado adequado? Tenho criado outros tipos e conteúdo?

O que precisa ficar e o que precisa sair? Alguém já desenhou a estrutura do site?

Quais os tipos e conteúdos que podem ajudar a atrair novos clientes e ajudar os clientes atuais? O que os concorrentes estão oferecendo?

O que puder ser simples, que seja

Simplifique ao máximo. Evite soluções complexas e sem embasamento, que possam prejudicar mais do que ajudar.

O usuário tem que se sentir atendido, em todos aspectos. Simplifique a navegação, remova elementos desnecessários, não abuse de banners, pop-ups e outros recursos que possam irritar o usuário.

Vá fazer a sua pesquisa

Vá a fundo na concorrência, o momento é esse, avalie o que eles fizeram de bom nos sites deles. E se for o caso não copie simplesmente, reinvente!

A parte técnica

Já que vai mudar, pode ser o momento de mudar a hospedagem. Lembra quanto tempo seu site ficou fora do ar no último ano?

Pode ser o momento de ativar recursos e ferramentas para melhorar a sua performance, a indexação de conteúdo, de revisar aspectos técnicos que podem melhorar.

Ativar aquela CDN, migrar os e-mails para um serviço profissional, avalie todos aspectos técnicos.

Redes sociais

Estou utilizando as redes sociais à pleno? Poderia fazer algo, como integrar para publicação automática?

Quais outros pontos posso melhorar a integração com redes sociais e compartilhamento de conteúdo?

Aliás, como estão os perfis nas redes sociais? Devo remover alguma delas?

Escolha uma empresa

Que vá desenvolver o seu projeto de acordo com suas expectativas e que ofereça vantagens técnicas e práticas.

Vá mais a fundo na experiência da equipe envolvida, na plataforma que vai ser utilizada, nos recursos técnicos necessários.

Se quiser alguma ajuda entre em contato!