Quer saber mais sobre WordPress?

Quer saber mais sobre WordPress?

O WordPress é uma ferramenta de gerenciamento de conteúdo, um CMS, escrito em PHP.

Provavelmente é a coisa mais prática que você pode utilizar para fazer um web site ou blog dinâmico hoje em dia.

O que o WordPress pode fazer por você?

O WordPress é uma excelente plataforma, para uma variedade muito grande de usos. Desde um simples blog, plataforma de e-commerce, site de notícias, até sites corporativos e portfolios especializados.

Mas quem utiliza o WordPress?

Milhares de empresas e usuários pela Internet afora. Grandes blogs famosos e muitas das empresas da lista da Fortune, além de celebridades utilizam o WordPress como plataforma.

Isso equivale a mais de 30% de toda a web!

Existem duas versões

Tanto o WordPress .com e o .org tem basicamente a mesma finalidade.

Porém no WordPress .org onde você baixa, instala em uma hospedagem é a que fornece a maior possibilidade de customização. A maioria das empresas de hospedagem fornece hospedagem customizada para WordPress. O único valor envolvido será com a sua hospedagem, o software você vai baixar gratuitamente. Lembrando que você poderá editar o código, instalar plugins e temas o quanto quiser. Ainda, terá o seu próprio domínio.

No WordPress .com você configura o seu site para rodar em uma infraestrutura própria da empresa que fornece o serviço, a Automattic. Para fazer isso é necessário criar uma conta no serviço e seu site/blog poderá estar no ar em menos de 5 minutos. Os planos básicos oferecem poucas customizações, mas você pode pagar e ter mais opções. Porém você não poderá utilizar plugins, não poderá editar nenhum código e terá que usar temas definidos e disponibilizados por eles. Você terá que utilizar um subdomínio, a menos que pague para ter um domínio personalizado.

Customizações

Basicamente você tem muitas opções de customizações disponíveis no WordPress, as mais comuns são através dos temas e dos plugins.

A primeira trata do layout propriamente e a segunda acrescenta novas funcionalidades específicas.

Você inclusive pode criar seu próprio tema ou um plugin exclusivo para a plataforma.

De fato muitas empresas e profissionais vivem exclusivamente de oferecer estes tipos de produtos.

E então?

Recomendamos fortemente que você considere o WordPress .org para seus novos projetos!