Republicação a partir de feeds RSS no WordPress

Republicação a partir de feeds RSS no WordPress

Creio que se você usa WordPress já sabe que ele gera um feed de RSS (really simple syndication) por padrão, o deste site aqui pode ser encontrado na seguinte URL: https://www.fiapolabs.com/feed/

O RSS nada mais é do que um arquivo XML que disponibiliza dados, no nosso caso as últimas alterações. Além de informações das últimas postagens eu normalmente agrego a imagem destaque do post, pois utilizo o feed para outros fins.

No passado cheguei a ter algumas dezenas de blogs, não porque eu quisesse mesmo, mas para testar ferramentas e serviços de terceiros, enquanto aperfeiçoava os produtos e serviços da minha empresa.

Então nessas idas e vindas encontrei algumas ferramentas que me permitiam importar RSS de outros sites, processar os dados e importar nos meus blogs, como se fossem posts dos meus blogs.

Antes que me xinguem, sim, isso é questionável se você fizer com o conteúdo alheio, eu fazia com meus próprios conteúdos!

Além da questão ética fique sabendo que duplicação de conteúdo envolve penalização pelos mecanismos de busca como o Google e Bing se não estiver feita da maneira adequada, então cuidado!

Importando feeds RSS no WordPress

  • RSS Post Importer: boa ferramenta, importa RSS e Atom;
  • Category Specific RSS feed Subscription: também boa, permite importar também apenas categorias de conteúdo específicas;
  • RSSImport: era mais simplória, mas tinha widget e shortcode para exibir esses dados externos;
  • Feedzy RSS Feeds: do pessoal da Theme Isle, paga, mas honesta e específica para algumas coisas mais sofisticadas;
  • CyberSyn: Importa RSS e também textos completos;
  • RSS Post Importer: quase idêntica a acima;
  • WP News Aggregator: paga, mas com recursos sofisticados;
  • WP RSS Agregator: esta aqui embora tenha versão paga, precisei de algo que era um add-on, comprei inclusive, mas está na lista apenas para você evitar. Tive muitos problemas, suporte ineficiente, e embora dissessem “money back guarantee”, era só para inglês ver.

Ferramentas úteis para RSS

Algumas destas ferramentas funcionam de maneira bem similar. Algumas tem limitações, de versão do PHP, de bibliotecas, de CRON, então recomendo que você teste e escolha a que melhor se adapta ao seu projeto.

E se for o caso valorize e compre uma versão premium!